Situação de Emergência de Municípios da Chapada Diamantina é reconhecida pelo governo

Fonte: Tribuna da Bahia

O Diário Oficial do Estado de  quarta-feira (15) publicou decreto de situação de emergência por estiagem em mais 106 municípios baianos pelo período de 180 dias, entre eles inúmeros da região da Chapada Diamantina e áreas próximas ao território chapadeiro.

De acordo com o governo da Bahia, os baixos índices pluviométricos registrados nos últimos seis anos, que estão afetando quase a totalidade do estado, foram levados em consideração pelo governador Rui Costa para assinar o decreto, fundamentado no Art.

1º da Instrução Normativa Nº 02 do Ministério da Integração Nacional.

A escassez das chuvas tem comprometido a regularidade no fornecimento de água potável e provocado graves prejuízos às atividades produtivas, principalmente à agricultura e à pecuária.

Conforme o decreto, que passou pela análise da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), todos os órgãos estaduais devem participar de ações com o objetivo de buscar soluções para restabelecer a normalidade e preservar o bem-estar da população.

Com os outros 115 municípios que já haviam sido homologados pelo Governo do Estado, a Bahia passa a ter mais da metade dos seus municípios em situação de emergência por estiagem, totalizando 221 cidades.

http://www.tribunadabahia.com.br/2017/03/18/sucursal-da-chapada-diamantina-coluna-do-dia-18032017