Por Romilson Joaquim

A cidade Wagner-Ba recebeu nesta sexta-feira (08/06/2018) a 1ª Feira Agroecológica Organizada pelo Colegiado de Desenvolvimento Territorial da Chapada Diamantina (COODETER Chapada). O evento foi realizado na Praça Dois de Julho – Centro da Cidade, e favoreceu a região um novo olhar sobre o alimento que vai à mesa do consumidor.

Frutas e hortaliças livres de agrotóxicos, bolos, caldo de aipim, cocadas e artigos tradicionais, foram alguns dos produtos expostos na 1ª Feira agroecológica realizada em Wagner-Ba. O evento que contou com exposição de produtos agrícolas e artesanais dos agricultores familiares de diversos municípios da Chapada Diamantina atraiu uma multidão interessada em alimentos saldáveis, de boa qualidade e preço justo.

A feira contou com cerca de cinquenta barracas com alimentos livres de produtos químicos, e com artesanatos elaborados por agricultoras familiares que encontraram nesse evento um espaço ideal para exporem as suas obras.

O evento reuniu Estudantes, Povos de Comunidades Tradicionais, Sem Terras, Indígenas, Educadores, Agricultores Familiares, representantes do Poder Público, Artesoes, profissionais da área de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER e a população dos municípios que compõem o Território da Chapada Diamantina.

Além dos produtos agroecológicos, algo que chamou a atenção dos feirantes foram às exposições demonstrativas que ocorreram ao longo da atividade.

Os estudantes do Curso Técnico em Agroecologia do Centro Territorial de Educação Profissional da Chapada Diamantina (CETEP) apresentaram maquetes demonstrando como transformar uma propriedade degradada em uma Agrofloresta, conscientizando a população de que é possível produzir alimentos livres de agrotóxicos e preservar a natureza.

Os Técnicos da COOTRAF – Cooperativa de Trabalho, Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Cooperativa que presta assessoria técnica aos agricultores familiares da região e contribuiu no processo de organização da feira) apresentaram em seu estande diversos produtos agroecológicos que podem ser desenvolvidos pelos agricultores familiares.

No estande da COOTRAF, foi demonstrado como produzir defensivos naturais para controle de pragas e doenças, foi exposto fenos, silagens e diversos alimentos alternativos que podem ser utilizados para os animais. Porém, o que mais chamou a atenção da população, foi à Chocadeira Alternativa feita com uma simples caixa de isopor, artefato esse, que pode ser produzido e aperfeiçoado por qualquer pessoa interessada na criação de galinhas.

Durante o período da feira ocorreu também à plenária do Colegiado de Desenvolvimento Territorial da Chapada Diamantina. Na plenária foi discutido sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MIROSC, foi realizado um Balanço dos Editais Bahia Produtiva – CAR, e discutido sobre a aquisição de equipamentos pelo Programa de Apoio a Projetos de Infraestrutura e Serviços em Territórios Rurais (Proinf).

Na feira, houve a participação dos municípios de Andaraí, Lençóis, Nova Redenção, Utinga, Bonito e Morro do Chapéu. Teve exposições, apresentações culturais e comercialização. O evento foi realizado pelo COODETER Chapada e contou com o apoio da CAR, SDR, Bahia Produtiva, Secretaria de Agricultura de Wagner, MST, CETEP, COOTRAF, Grupo Banana do Vale, IFBA SEABRA, e Prefeitura Municipal de Wagner.