Chapada: Sexta Jornada de Agroecologia da Bahia começa nesta quarta-feira, em Utinga
15 de outubro de 2019O município de Utinga recebe nesta quarta-feira 16/10 a sexta Jornada de Agroecologia da Bahia. O evento ocorre na comunidade Cabeceira do Rio – território dos índios Payayás, e vai até domingo – dia 20/10.
A Jornada de Agroecologia da Bahia é um encontro anual organizado pela Teia de Agroecologia dos Povos, um espaço de diálogo, formação, articulação política e troca de experiências entre diversos povos.
Este ano, o tema da VI Jornada de Agroecologia da Bahia é “Terra, Território, Águas e Ancestralidade – tecendo o Bem Viver”. Durante o evento serão realizadas plenária, rodas de conversa, espaço auto-organizado de mulheres, oficinas praticas, troca de sementes crioulas, mostra de filmes, atividades culturais. também terá ciranda infantil, cortejo e demais espaços para o debate e compreensão sobre o tema a ser discutido.
Veja também:
Chapada: Jornada de Agroecologia acontecerá em Utinga
Polícia espanca homem em Andaraí: População se revolta e exige justiça
A Jornada de Agroecologia da Bahia, teve início em 2012, no Assentamento Terra Vista – município de Arataca. De 2012 até este ano, ocorreram cinco jornadas, sendo que a última aconteceu no município de Porto Seguro, e esta será a primeira a ocorrer na região da Chapada Diamantina.
O evento contará com a participação de quilombolas, indígenas, assentados, camponesas(es), militantes, mestres(as) de tradição oral, juventude urbana, educadores, estudantes e crianças. A cada ano, o evento apresenta um novo tema, pautado na realidade e necessidade dos povos tradicionais, camponeses, periferias e coletivos que lutam pelo direito à terra e pela Agroecologia.
Redação – Folha da Chapada