Chapada: Partido dos Trabalhadores comemora 40 anos e empossa novos dirigentes em municípios da região
1 de março de 2020Por Romilson Joaquim
O partido do trabalhadores (PT) comemorou 40 anos nesse mês de fevereiro. Nos municípios de Wagner, Boa Vista do Tupim e Lajedinho a comemoração ocorreu no último Sábado (29/02), e contou com a presença de importantes lideranças, pré-candidatos a prefeitos, a vereadores, deputados, simpatizantes, militantes de movimentos sociais e dirigentes estaduais do partido.
Em Lajedinho, foi empossado o diretório Municipal com a presidenta Luciene e, com muita animação, ocorreu a filiação de Valdenilson que será o candidato a prefeito do município pelo partido. O Folha da Chapada conversou com Valdenilson sobre sua decisão em se candidatar a prefeito, saiba mais clicando aqui.
Em Wagner, foi empossado Wilson Pianissola como o presidente do PT no município, a reunião começou por volta das três horas da tarde, e contou com a presença de Weldes Queiroz – representante da Central de Associações das Comunidades Tradicionais da Agricultura Familiar e Campesina da Bahia (Cecaf), Vera Lúcia Barbosa (Lucinha) – Secretária dos Movimento Populares do partido e integrante da executiva Nacional do PT, Tassio Brito – Secretário de finanças do PT no estado, Adriana – Presidenta do PSOL em Wagner, e Abraão – Articulador político do MST.
Durante o evento, Wilson Pianissola falou sobre a importância do PT para o município dando ênfase às ementas colocadas pelo Deputado Federal Valmir Assunção. Segundo ele, a participação de Valmir na gestão atual tem sido muito importante para o município, o deputado já colocou mais de três milhões de reais em emendas na cidade. Para Wilson, enquanto outros municípios estão com dificuldades em pagar os funcionários, Wagner está fazendo calçamentos, recebendo ambulâncias, pavimentando estradas, “isso é mérito do PT, isso é mérito nosso” afirma.
Tassio Brito, falou da necessidade de fortalecer o partido nos municípios e, citou que o PT de Wagner conseguiu dar saltos de participação política importantes e transformou-se em um dos Partidos dos Trabalhadores mais importantes da Chapada Diamantina. Para ele, o partido em Wagner, compõem um projeto político municipal liderado pelo prefeito Elter, que dialoga com os Movimentos Sociais, com o MST, com a população em geral, mas também não se refuta a trazer a pauta política inerente ao PT, da luta social, seja em nível municipal, estadual e nacional. “Esse é o papel de um partido político, defender as pautas políticas caras para nós, como Reforma Agrária, como educação, saúde,” argumenta.
⇒ ⇒ ⇒ ⇒Click aqui, curta Folha da Chapada no Facebook
Lucinha e Weldes falaram sobre a importância em fortalecer do PT, citaram o desastre que o governo Bolsonaro vem acarretando ao país, como as privatizações e os cortes nos programas sociais, e ressaltaram a necessidade do partido eleger novos vereadores no município.
Ao saírem de Wagner, as lideranças do partido seguiram para Boa Vista do Tupim onde encontraram com o Pré-candidato a Prefeito Gidu, o Deputado Federal Valmir Assunção, o Deputado Estadual Marcelinho Veiga, e diversas lideranças do município para comemorar os 40 anos do PT.
Comemoração do PT em Boa Vista do Tupim
Durante a comemoração, o Deputado Federal Valmir Assunção reafirmou seu compromisso por Boa Vista do Tupim e o apoio a Gidu Trabuco como candidato a prefeito. O Deputado Estadual Marcelinho Veiga também reafirmou seu compromisso pelo município e o apoio ao candidato do PT.
Para Abraão Brito, Articulador Político do MST na Chapada Diamantina, comemorar os 40 anos do PT no Brasil é comemora a trajetória de luta de toda classe trabalhadora. Segundo Abraão, o município de Boa Vista foi contemplado com diversos projetos na gestão do ex-prefeito Gidú, porém hoje, nas mãos do PSDB, o município está abandonado e o povo tem muita saudade de do ex-prefeito do PT, que mais trabalhou pelo município e pelos assentamentos. Abraão saiu na frente dizendo que o MST já tem definido o candidato a prefeito de Boa Vista do Tupim, o ex-prefeito Gidú, pelo PT.
Já Gidu, informa estar com vontade de voltar a cuidar do povo de Boa Vista do Tupim, pois, segundo ele, o povo está abandonado pela atual gestão, a população não consegue viver com tanta crise, e que a gestão atual não tem projeto para a classe trabalhadora.
Durante o ato, também houve a filiação de várias lideranças ao PT.
Folha da Chapada – (fotos fornecidas por integrantes do PT)
⇒Click aqui e curta a nossa página no Facebook