Chapada: Povoado de Segredo em Souto Soares realiza o II Encontro de Sanfoneiros com artistas da região
10 de março de 2020Por: Romilson Joaquim
Ocorreu no último domingo 08/03, o 2º encontro de Sanfoneiros de Segredos em Souto Soares. O encontro contou com importantes atrações, ao todo, estiveram presentes, nove grupos de sanfoneiros, entre eles, um grupo de mulheres que foram homenageadas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
Segundo Domingos Perazzo – organizador do evento, a experiencia do encontro de sanfoneiro é a valorização da cultura, é homenagear e valorizar o forró, é trazer essa manifestação cultural que segundo ele está mais rica do que nunca, visando que a população participe mais, valorize mais, aprenda, e principalmente que as novas gerações possam valorizar esse elemento tão rico da nossa cultura.
Esse foi o segundo Encontro de Sanfoneiros da Comunidade, o primeiro ocorreu há um ano, no mesmo mês. “A gente vendo as experiencias de outros municípios, resolvemos trazer essa experiência para a Comunidade Quilombola de Segredo. Fizemos isso o ano passado, foi um sucesso, a comunidade abraçou o evento e participou, de todas as formas, angariando fundos para ajudar a subsidiar, para manter, sustentar ao evento e, aí começou o primeiro, e já estamos na segunda edição”, afirma Domingos.
⇒ ⇒ ⇒ ⇒Click aqui, curta Folha da Chapada no Facebook
Veja também:
- Bahia confirma primeiro caso importado do Novo Coronavírus (Covid-19)
- Chapada: Em nota, Secretaria Municipal de Saúde descarta caso de Coronavírus em Lençóis
- Pré-candidato a prefeito de Lajedinho/BA se filia ao PT
Neste ano, o encontro ocorreu no dia Internacional da Mulher, e um grupo composto exclusivamente por mulheres foi homenageado durante o evento. “A ideia é, como o mês de março tem aquele dia especifico: dia internacional da mulher, a ideia é homenagear as mulheres, e sempre vamos fazer isso, todos os anos, trazendo mulheres que tocam, que cantam e especialmente mulheres sanfoneiras” argumenta Domingos.
Segundo a organização, a proposta, para esse ano, era que houvesse quatro grupos de sanfoneiras, mas infelizmente, das quatros contactadas, apenas a banda de Valentina – do Vale do Capão, pôde estar presente e fez um grande show, agradando as mulheres e ao público em geral.
No evento, todas as atrações agradaram ao público, pois o povo dançou e se divertiu bastante. Uma das atrações que chamou a atenção de todos foi o Sanfoneiro Raumi Souza e o seu Trio Patuá de Couro, o artista cantou duas músicas de sua autoria que ficaram cravadas na memória do povo, e encerrou sua apresentação com uma bela poesia, arrancando aplausos da população presente.
O Povo dançou embaixo de chuva
Durante a programação começou a chover no local, porém a comunidade de Segredo mostrou que é animada, e mesmo embaixo de chuva o povo não arredou o pé, mas, devido ela ter se agravado, o evento terminou antes do horário previsto, ficando dois grupos sem poder se apresentar.
“A expectativa nossa era muito boa mesmo, a gente não contava que a chuva também fosse pegar esse tempo todo, mas ela foi maravilhosa porque, também, chuva é coisa boa para a região. A gente entende que as pessoas estavam ali, de certa forma, comemorando essas chuvas que caem na região. É muito abençoada,” explica Domingos.
⇒Click aqui e curta a nossa página no Facebook